> Confira a Rino Mania @ São Paulo!

19 09 2011

Em setembro, o Museu Brasileiro da Escultura (MuBE), localizado na capital paulista, será ponto de partida para uma mania que promete impactar o cenário cultural da cidade: a Rino Mania.

Depois da Cow Parade em 2010, São Paulo recebe a Rino Mania. Patrocinada pela Duratex em comemoração aos seus 60 anos, a exposição reunirá, durante um mês, 60 esculturas de rinocerontes pintadas por artistas, que participaram de uma seleção pública realizada na rede social Facebook. Foram selecionados 75 projetos dos 151 recebidos. Distribuídas em pontos estratégicos, a intenção é transformar o visual da cidade em uma savana urbana colorida, levando o inusitado da arte e sofisticação para o dia a dia da população.

Arte e educação são os princípios que movem o projeto. Ao final, ocorrerá um leilão cujos recursos serão destinados para projetos com foco em educação ambiental e preservação da vida selvagem.

Mais 15 esculturas de rinocerontes serão confeccionadas para compor uma exposição itinerante, que percorrerá 10 municípios que sediam nossas unidades fabris e florestais.

A ideia do Rino Mania é causar aos olhos de quem o observa, as possibilidades que o corpo do rinoceronte oferece aos artistas para executarem seus trabalhos de maneira livre e criativa, e o fato de ser uma espécie em extinção, são fatores totalmente alinhados à nossa proposta. Com ela, pretendemos incentivar e disseminar a arte e alertar quanto à preservação das espécies ameaçadas. Além disso, o rinoceronte simboliza a resistência, força e solidez da marca Duratex. A exposição Rhino Mania foi idealizada pela Wild in Art, empresa que trabalha em prol da disseminação da arte e da sua implementação em ambientes educacionais, na cidade de Chester, na Inglaterra. Com o objetivo de fortalecer o turismo na cidade, o projeto promoveu exposições de esculturas de fibras de vidro em formato de rinocerontes, decoradas por artistas e por alunos.

COMO? ONDE? QUANDO?
RINO MANIA
Onde? Mube e principais ruas de São Paulo
Quando?Até segunda-feira no MUBE. Após o dia 20 nas ruas da cidade. Confira aqui o Mapa dos Rinos
Quanto? Mube – Entrada gratuita

Actions

Information

One response

19 09 2011
QUIM.com.br

Uma ótima iniciativa de criar uma exposição pública de arte tão envolvente quanto essa!
Agora que a exposição no MuBE se encerrou, é hora de fazermos um safári por SP para encontrá-los. Eu vou direto pra esquina da Oscar Freire X Bela Cintra – onde o Rüno (que eu criei) estará. Aguardo todos por lá!
Abs, Quim Alcantara
artista plástico
http://quim.com.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: