} Daniel Melim apresenta cerca de 20 trabalhos na exposição individual Novos Planos @ Galeria Choque Cultural!

18 07 2011

} Daniel Melim apresenta cerca de 20 trabalhos na exposição individual Novos Planos @ Galeria Choque Cultural!
 
Especialista em stencil art, Daniel Melim também é responsável por um gigantesco painel recém-inaugurado na Avenida Prestes Maia, 931, com mais de 30 metros de altura(foto). E é a partir de sua pintura, que Melim desenvolve a pesquisa desta que é sua terceira exposição individual na galeria paulistana. “Estou pesquisando novas possibilidades de planos pictóricos e mídias, como a animação, por exemplo”, revela.
 
Novos Planos terá 17 telas, uma animação, recortes em metal, pequenas instalações espalhadas pela galeria e alguns trabalhos em menor dimensão, suportes e elementos que a tornam multimídia. Tudo isso é resultado da relação entre artista-rua-ateliê. Na paisagem urbana, Melim pinta em grandes dimensões e compõe aproveitando texturas e volumes que encontra na cidade. No ateliê, ele constrói seus suportes usando texturas de velhas placas de propaganda e telas que podem ter variadas dimensões, desde uma incomum 200 x 60 cm até uma já tradicional de 1,80 x 2,50 metros.
 
A base de sua pintura é o estêncil, técnica de pintura feita com máscaras vazada, muito usada por europeus (Banksy, por exemplo) embora pouco difundida aqui no Brasil. Para preparar os seus estênceis, Daniel Melim costuma se apropriar de imagens clichês, que foram muito usadas em ilustrações, publicidades e quadrinhos dos anos 50. “Gosto de tirar essas imagens da sua base original e tentar subverter a questão da propaganda ou o meio original para o qual aquela imagem foi criada, ou ainda montar e editar essas imagens, criando um novo sentido para elas”, descreve.
 

Daniel Melim nasceu em São Bernardo do Campo, em 1979. Aprendeu a pintar, fazendo graffiti, mas depois estudou artes e pós graduou-se em Linguagens Visuais pela Faculdade Santa Marcelina. Teve sua terceira exposição individual na Choque Cultural em 2010. Também participou de exposições no Memorial da América Latina (2006), Museu Afro Brasil (2006), Bienal de Valência (2007), Cans Festival (promovido pelo artista Banksy, num túnel em Londres) 2008 e na exposição De dentro para fora/ De fora para dentro, que levou cerca de 140 mil pessoas ao MASP entre novembro de 2009 e fevereiro de 2010.

Além de sua carreira em galerias e museus, Daniel Melim desenvolve voluntariamente o Projeto Limpão, um site specific em proporção gigantesca, em São Bernardo do Campo. Trata-se da ocupação de todo um morro, com pinturas nas fachadas das casas, nos corredores e praças do local. As casas do bairro são construídas pelos próprios moradores, num típico exemplo da arquitetura urbana paulista, sem pertencer a um projeto urbanístico coerente. Esse trabalho de fôlego não tem data pra acabar: ele vai sendo construído aos poucos, em parceria com ‘o pessoal da capoeira’, nos fins de semana, com a anuência e admiração da comunidade.

COMO? ONDE? QUANDO?
GALERIA CHOQUE CULTURAL
Onde? Rua João Moura, 997, Pinheiros – São Paulo
Quando? Até 27 de Agosto. Terça-feira a sábado, das 12h às 19h
Quanto? Entrada gratuita

Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: