} Confira hoje a exposição de Gary Hill @ MIS!

25 01 2010

} Hoje, segunda-feira, aniversário de São Paulo celebre com a exposição de Gary Hill @ MIS!

Um dos precursores da videoarte mundial, Gary Hill apresenta uma mostra impactante, em que palavra e imagem se combinam e se confrontam. A exposição Circumstances/Circunstâncias é composta por cinco videoinstalações sendo Unconditional Surrender um site specific especialmente criado para o MIS. A obra é o primeiro trabalho do artista realizado totalmente com técnicas de computação digital.

No espaço expositivo, Viewers confronta o espectador com uma longa fila de homens silenciosos, estabelecendo um tempo em que o visitante passa a se sentir o objeto visitado e observado. Up Against Down mostra membros do corpo do artista que pressionam fortemente uma parede preta envidraçada; é onde a tensão de um corpo se torna insustentável para o visitante, cujo ponto de vista se torna o corpo do outro.

Já Wall Piece cria uma poética no limite da cognição, uma vez que não se sabe se o espectador atentará ao que é ferozmente dito ou ao impacto sensorial que pode impedi-lo de construir as lacunas entre as palavras.  Language Willing mostra a ideia de manipulação da linguagem levada à mais firme das metáforas  ao trazer duas mãos que giram discos de tecido florido como se recitassem/dublassem uma poesia.

Temas centrais da carreira do artista estão presentes nos trabalhos selecionados pelo curador Marcello Dantas, como enfrentamento entre linguagem e experiência fenomenológica, sua singular noção do outro (para ele, “a arte é a quintessência da alteridade”) e ainda a relação entre linguagem, imagem, identidade e corpo. Nas obras expostas, Hill aproveita a capacidade do vídeo para criar narrativas complexas e não-lineares, exigindo muitas vezes um engajamento ativo por parte do público, seja para criação de significados, seja através de uma inversão de papéis entre quem vê e quem é visto.

Haverá uma palestra com o artista em data a ser divulgada em breve.

Sobre Gary Hill
Gary Hill (Califórnia, 1951) é um dos artistas que melhor compreendeu e mais habilmente soube promover a integração entre a arte e as novas tecnologias. Começou sua carreira como escultor para, nos anos 70, explorar as possibilidades do vídeo em Woodstock – numa época em que se discutia a descentralização da produção e a possibilidade da criação independente em comunidades alternativas -–, ele vem desenvolvendo uma constante e impactante obra. Também promove uma estimulante combinação de meios, na qual a comunicação com o espectador/participante é imediata.

COMO? ONDE? QUANDO?
MIS (MUSEU DA IMAGEM E DO SOM)
Onde? Terças a sábados, das 12h às 19h; domingos e feriados, das 11h às 18h
Telefone? 55 11 2117 4777
Quando? Exposicação até o dia 21 de março de 2010.
Quanto? R$ 4 inteira e R$ 2 meia entrada. Grátis aos domingos.

Actions

Information

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s




%d bloggers like this: